Gradiente lança um celular chamado “IPHONE” – e faz ameaça velada à Apple
Você já ouviu falar da Gradiente? É uma fabricante de aparelhos eletrônicos que foi bem importante no mercado brasileiro nos anos 70 e 80, mas na última década enfrentou dificuldades financeiras e saiu do mercado. Agora, ela está de volta – lançando uma linha de smartphones Android batizada de Gradiente IPHONE (assim mesmo, em caixa alta). A empresa alega […]
Você já ouviu falar da Gradiente? É uma fabricante de aparelhos eletrônicos que foi bem importante no mercado brasileiro nos anos 70 e 80, mas na última década enfrentou dificuldades financeiras e saiu do mercado. Agora, ela está de volta – lançando uma linha de smartphones Android batizada de Gradiente IPHONE (assim mesmo, em caixa alta). A empresa alega ser a dona do nome IPHONE, que teria registrado já no ano 2000, e manda um recado para a Apple: em nota, diz que “adotará as medidas utilizadas por empresas de todo o mundo para assegurar a preservação de seus direitos de propriedade intelectual”. No caso, ir à Justiça.
A Apple ainda não se manifestou a respeito. Mas não é a primeira vez que enfrenta problemas relacionados ao nome. Em 2006, um ano antes do surgimento do smartphone dela, a fabricante de equipamentos de rede Cisco lançou um telefone de mesa chamado iPhone. Isso rendeu uma briga na Justiça dos EUA, mas as duas empresas acabaram fazendo um acordo. É provável que isso também aconteça agora – e a Gradiente só esteja querendo chamar a atenção.