Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.
Continua após publicidade

Lindo, mas natimorto: a triste história do novo Nokia N9

Quando a Nokia anunciou que iria adotar o sistema Windows Phone, da Microsoft, fui um dos que apoiaram a decisão – pois ela daria à empresa, presa a sistemas operacionais antigos (Symbian) ou extremamente atrasados/vaporware (MeeGo), acesso a um software moderno. Uma chance de renascer no mercado de smartphones. Mas agora, 4 meses depois, o […]

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 ago 2024, 17h10 - Publicado em 22 jun 2011, 11h46

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=LxUymqLGG-M&w=640&h=390%5D
Quando a Nokia anunciou que iria adotar o sistema Windows Phone, da Microsoft, fui um dos que apoiaram a decisão – pois ela daria à empresa, presa a sistemas operacionais antigos (Symbian) ou extremamente atrasados/vaporware (MeeGo), acesso a um software moderno. Uma chance de renascer no mercado de smartphones. Mas agora, 4 meses depois, o que faz a Nokia? Aparece com o novo N9: um celular sensacional – e com o sistema MeeGo!

Tela OLED de 3,9 polegadas com revestimento Gorilla Glass (inquebrável). Chip de 1 GHz, 64 GB de memória, câmera de 8 megapixels que filma em 720p. Tecnologia Near Field Contact. Design muito bonito. Mas o destaque é o MeeGo, que tem várias sacadas inteligentes e totais condições de enfrentar Android e iOS (repare no sistema de multitarefa, espetacular).

O N9 é real, está pronto e com lançamento marcado para o segundo semestre. Mas está morto. O MeeGo nasceu morto – pois a Nokia vai cortar drasticamente seu desenvolvimento para focar no Windows Phone. Talvez ela até lance mais 1 ou 2 celulares com o sistema, mas só para não perder trabalho que já foi feito. O sistema é de código aberto, coisa e tal, mas isso também não parece suficiente para salvá-lo. Precisaria ter uma empresa sustentando.

Caramba, Nokia. Se você tinha uma coisa assim nas mãos, porque desistiu e se jogou nos braços da Microsoft? O N9 é um testamento do que o MeeGo poderia ter sido, mas nunca será. Uma tragédia tecnológica. Se me dão licença, vou ali no canto chorar um pouquinho. Snif.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.