Novo recurso do Gmail responde os emails para você; veja como funciona
Os robôs do Gmail já leem as suas mensagens, para mostrar propagandas relacionadas ao conteúdo delas. Mas e se eles aproveitassem esse momento para fazer algo mais útil – e escrever respostas para os emails que você recebe? É essa a proposta do Smart Reply, um novo recurso que acaba de ser apresentado pelo Google […]
Os robôs do Gmail já leem as suas mensagens, para mostrar propagandas relacionadas ao conteúdo delas. Mas e se eles aproveitassem esse momento para fazer algo mais útil – e escrever respostas para os emails que você recebe? É essa a proposta do Smart Reply, um novo recurso que acaba de ser apresentado pelo Google e entrará no ar ao longo dos próximos dias.
Ele usa uma rede de computadores inteligentes para analisar o conteúdo e o contexto de cada mensagem: olha os termos utilizados, o tom em que foram empregados, quem é o remetente, em qual horário o email chegou, etc. E, a partir daí, sugere três respostas automáticas – entre as quais você pode escolher. Se um amigo mandar um email perguntando o que você vai fazer nas férias, por exemplo, ele sugere o seguinte: “Não sei”, “Estou pensando nas opções” e “Sim, acabei de te mandar um email falando disso. ”
Nas primeiras imagens divulgadas pelo Google, as respostas propostas pelo Smart Reply são meio bobinhas. Mas o interessante é que ele usa o sistema de redes neurais, ou seja, é programado para aprender com os próprios acertos (respostas nas quais você clicou) e erros (respostas que você ignorou) e ir ficando mais inteligente. Dada a gigantesca -e não divulgada- quantidade de mensagens processadas pelo Gmail a cada dia, o robô tende a evoluir depressa. Ele entrará no ar com 20 mil respostas programadas na memória.
Inicialmente, o Smart Reply estará disponível no Inbox -aplicativo onde o Google testa recursos experimentais do Gmail- e para mensagens escritas em inglês.