PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.

OpenAI anuncia parceria com laboratório que criou a bomba atômica

Objetivo do acordo com o Los Alamos National Lab é aplicar IA em pesquisas de biotecnologia; em junho, empresa contratou general que dirigiu a NSA, a superagência de espionagem americana   

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 jul 2024, 16h00

A empresa americana OpenAI, criadora do ChatGPT e outros algoritmos de inteligência artificial, anunciou uma parceria com o Los Alamos National Laboratory (LANL) – que na década de 1940 foi o centro de pesquisas do Projeto Manhattan, que resultou na criação da bomba atômica. 

Segundo a OpenAI, o acordo com o Los Alamos irá avaliar como os cientistas do laboratório podem utilizar “modelos multimodais” (IAs que são capazes de trabalhar com vários tipos de dado, como textos, imagens e números) de forma segura em suas pesquisas – com ênfase nos estudos de biotecnologia.

O LANL costuma ser associado à física, mas também realiza pesquisas em outras áreas, incluindo nanotecnologia, medicina e biologia. Ele é subordinado ao Department of Energy – que, em 2023, publicou um relatório confidencial afirmando que a Covid-19 provavelmente se originou de um acidente de laboratório no Instituto de Virologia de Wuhan, na China. 

 

Segundo a OpenAI, o Los Alamos irá estudar o uso do algorimo GPT-4o, incluindo “seus sistemas de voz, ainda não lançados”, para “avaliar a habilidade de iniciantes e experts na execução de um protocolo seguro, que consiste em experiências padrão de laboratório”. 

As tarefas, afirma a empresa, “podem incluir transformação (por exemplo, introduzir material genético num organismo), cultura celular (manter e propagar células in vitro), e separação celular (por meio de centrifugação).” Ou seja: num primeiro momento, o GPT-4o será usado como uma espécie de professor, dialogando com os cientistas do Los Alamos e avaliando seu desempenho nesses procedimentos.

Continua após a publicidade

Mas, no futuro, a adoção da IA pode ir além disso. Ao anunciar a parceria com o laboratório, a OpenAI destacou que a empresa Moderna, criadora de uma das vacinas contra o Sars-CoV-2, já utiliza inteligência artificial para analisar os dados gerados por suas pesquisas. 

A OpenAI tem chamado a atenção por sua proximidade com o governo americano. Em junho, a empresa anunciou que o general aposentado Paul M. Nakasone passaria a fazer parte do seu conselho diretor. Entre 2018 e 2023, Nakasone foi o diretor da National Security Agency (NSA), a principal agência de espionagem americana.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.