Para atender à Justiça, Samsung prepara atualização que tira recursos do Galaxy S II nos Estados Unidos
Depois de ganhar o processo contra a Samsung (e o direito a US$ 1 bilhão em indenização), a Apple prepara novo ataque: quer que vários aparelhos da rival tenham a comercialização proibida nos EUA. A Justiça americana ainda não se pronunciou a respeito, e a Samsung com certeza vai recorrer de uma decisão negativa. Mas, ao […]
Depois de ganhar o processo contra a Samsung (e o direito a US$ 1 bilhão em indenização), a Apple prepara novo ataque: quer que vários aparelhos da rival tenham a comercialização proibida nos EUA. A Justiça americana ainda não se pronunciou a respeito, e a Samsung com certeza vai recorrer de uma decisão negativa. Mas, ao mesmo tempo, já prepara uma medida emergencial: atualizações de software que eliminam dos seus smartphones os recursos que infringem as patentes da Apple. A Samsung afirma que, se perder, poderá enviar esses updates ‘destrutivos’, que diminuem a funcionalidade do celular (mas o adequam à lei), via internet.
É uma maneira de evitar que a comercialização dos aparelhos seja interrompida – mas é ruim para o usuário, que não poderá recusar a atualização.
A medida, que em princípio só valeria nos EUA, afeta 8 modelos da empresa – dos quais 4 são variações do Galaxy S II (modelos mais recentes, como o Galaxy Nexus e o S3, não constam do atual processo Apple x Samsung). As alterações poderiam afetar o sistema de busca e os gestos usados para dar zoom e rolar a tela. Pode parecer uma medida dramática, mas tem precedentes: nos EUA, a Samsung já tirou o “buscador universal” do Nexus e do S3.