Televisões da LG monitoram o que você está assistindo; sistema funciona como ‘Ibope forçado’
As “smart TVs” da marca LG registram os canais que você está assistindo – e mandam essa informação para a fábrica. A prática foi descoberta por um inglês que resolveu examinar a comunicação de dados entre sua TV e a internet. O monitoramento funciona como uma espécie de “Ibope forçado”, e serve para a LG […]
As “smart TVs” da marca LG registram os canais que você está assistindo – e mandam essa informação para a fábrica. A prática foi descoberta por um inglês que resolveu examinar a comunicação de dados entre sua TV e a internet. O monitoramento funciona como uma espécie de “Ibope forçado”, e serve para a LG colocar banners publicitários relevantes no menu da televisão (se você assiste a muitos programas sobre carros, por exemplo, supostamente receberá anúncios de carros). Além dos canais assistidos, a TV também grava os nomes dos arquivos contidos em pendrives que forem conectados a ela – como filmes baixados da internet.
Nas configurações da TV há uma opção, chamada “Collection of watching info” (coleta de informações), que supostamente permite desligar o monitoramento. Só que ela não funciona – a televisão continua monitorando tudo e enviando os dados para a LG. A empresa admitiu o problema, e disse que irá distribuir uma atualização de software para acabar com o monitoramento (as TVs receberão o arquivo via internet).