PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.

Uber acelera prejuízo – e queima US$ 2,2 bilhões em nove meses

Dados são da agência de notícias Bloomberg, que teve acesso a números internos da empresa; origem do prejuízo é incerta

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 set 2024, 15h22 - Publicado em 17 jan 2017, 14h40

Os dados são do serviço de notícias Bloomberg, que teve acesso a dados internos da empresa e afirma que ela teve prejuízo de US$ 2,2 bilhões entre janeiro e setembro de 2016. É normal que empresas de internet percam dinheiro durante seus primeiros anos, até alcançarem uma escala que as torne lucrativas.

Mas a nova cifra aponta uma tendência oposta: conforme cresce, o Uber pode estar queimando cada vez mais dinheiro. No primeiro semestre de 2016, supostamente perdeu US$ 1,2 bi (média de US$ 200 milhões mensais). Os novos dados sugerem que, em apenas três meses, esse número tenha subido para US$ 2,2 bi – o que colocaria o prejuízo médio mensal acima de US$ 330 milhões. Acredita-se que a empresa deva fechar 2016 com perda de US$ 3 bilhões.

O suposto prejuízo do Uber já ultrapassa com folga o pior resultado da história das startups (o recorde era da Amazon, que perdeu US$ 1,4 bilhão no ano 2000). Ele possui reservas consideráveis, atualmente estimadas em US$ 11 bilhões. Mas, no atual ritmo de prejuízo, elas durariam pouco mais de três anos. Se as perdas continuarem aumentando, menos.

Como o Uber não é uma empresa de capital aberto, negociada em Bolsa, não publica seu balanço. Por isso, ninguém sabe o que pode estar causando o prejuízo. Segundo a fonte da Bloomberg, o Uber tem receita líquida positiva – pegando o valor das tarifas pagas pelos usuários, e descontando o dinheiro que é repassado aos motoristas, sobra dinheiro (supostamente, US$ 1,7 bilhão no terceiro trimestre de 2016). Apesar disso, o resultado geral é negativo.

A empresa gasta com funcionários fixos, pagamento de impostos e investimentos em marketing e no desenvolvimento de carros autônomos, mas isso não parece suficiente para explicar o suposto prejuízo – a menos que o Uber esteja gastando US$ 2,7 bilhões por trimestre com essas coisas, o que parece implausível.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.