PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Bruno Garattoni

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vencedor de 15 prêmios de Jornalismo. Editor da Super.

Usina nuclear russa começa viagem de 4.900 km até o Ártico

Usina flutuante tem dois reatores de urânio-235, que irão alimentar uma cidade minúscula (e altamente estratégica) no extremo Norte do planeta   

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 set 2024, 08h59 - Publicado em 28 ago 2019, 16h17

Usina flutuante tem dois reatores de urânio-235, que irão alimentar uma cidade minúscula (e altamente estratégica) no extremo Norte do planeta   

Pevek tem apenas 4.700 habitantes e fica no mar da Sibéria, no extremo Norte da Rússia, com invernos de 30 graus negativos (no verão, míseros 10 C). Mas fica num ponto estratégico: estima-se que o solo da região contenha 2.000 toneladas de ouro e 27 milhões de toneladas de cobre. A área  é suprida pela usina nuclear de Bilibino, cujos quatro reatores começaram a operar comercialmente entre 1974 e 1977 e estão no final da vida útil. Os russos optaram por uma solução ousada: construir uma usina flutuante e levá-la, pelo mar, até lá.

O projeto, que começou em 2014, está perto da conclusão: a usina, que se chama Acadêmico Lomonosov (homenagem ao cientista russo Mikhail Lomonosov, que em 1755 fundou a Universidade de Moscou), finalmente deixou o porto de Murmansk para uma viagem de 4.900 km até Pevek, seu destino final, Pevek. A embarcação tem 140 metros de comprimento, 69 tripulantes, e não possui propulsão – está sendo puxada por uma flotilha de navios rebocadores russos. “Eu me sinto como um dos primeiros cosmonautas indo ao espaço”, disse o engenheiro Vladimir Irminku, que trabalha na usina, ao jornal inglês Guardian. A viagem deverá levar três semanas.

A usina emprega dois reatores do modelo KLT-40, que foi projetado especificamente para uso naval e atualmente é usado para alimentar navios quebra-gelo russos. São reatores pequenos, que somados geram 70 megawatts de eletricidade (a usina de Angra 1, por exemplo, gera 640 MW, e Angra 2 produz 1.350 MW – que é a média dos reatores comerciais espalhados pelo mundo). 

A usina recebeu críticas de grupos ambientalistas, que a consideram perigosa: o Greenpeace chegou a falar em “Chernobyl flutuante”. Mas há uma diferença tecnológica. O KLT-40 é um reator do tipo PWR (Pressurized Water Reactor), como os de Angra 1 e Angra 2 e a maior parte dos reatores americanos. Sua arquitetura interna e mecanismos de segurança são diferentes dos reatores BWR (Boiling Water Reactor), como os de Fukushima, e RBMK (Reaktor Bolshoy Mohchnosti Kanalnyy, ou “reator canalizado de alta potência”), como os de Chernobyl. A Rosatom, estatal nuclear russa, destacou que a usina atende a todas as normas da IAEA (Agência Internacional de Energia Atômica).

Além disso, a Lomonosov não é a primeira usina flutuante do mundo. Esse título cabe à MH-1A, que os Estados Unidos operaram entre 1968 e 1975, gerava 10 megawatts e ficava ancorada no Canal do Panamá.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.