PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Ciência Maluca

Por redação Super Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo.

3 melhores jeitos de fazer tarefas simples

Por Carol Castro
Atualizado em 4 set 2024, 09h18 - Publicado em 5 mar 2015, 16h56

hamburguer

(Tá segurando errado, amigo)

Algumas perguntas movem o mundo. E as respostas podem mudar para sempre nossa vida. Sabendo disso, três pesquisadores japoneses parou um dia e questionou: seria possível comer um sanduíche sem fazer sujeira?

Um especialista em fluídos mecânicos, outro em engenharia, e outro em odontologia trabalharam durante quatro meses atrás dessa resposta. Eles criaram um programa de computador que avaliava como as partículas do lanche interagem entre si. E a partir disso bolaram uma maneira de comer sem fazer bagunça. É assim: abrace o lanche com as duas mãos,  com o polegar e o mindinho na parte de trás do lanche e os outros três dedos na parte frente. Segure com firmeza, mas sem muita força. Pronto, sucesso.

hamburguer-certo

Continua após a publicidade

Mas há ainda outra complicação na hora de comer um hambúrguer: vencer a guerra contra o catchup. Ele insiste em não sair quando o pote não está mais tão cheio. Mas seus problemas acabaram. Antes, uma explicação: o catchup demora para sair da embalagem por ser um fluído não newtoniano. Sacou? Bem, isso quer dizer que a viscosidade dele não é muito bem definida, às vezes o líquido fica meio sólido, às vezes mais líquido. E fechado lá no potinho, a tendência é que fique mais sólido. Só para complicar sua vida.

A solução veio do MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts, nos EUA). Eles criaram o LiquiGlide, uma espécie de lubrificante feito de materiais não tóxicos. Quando adicionado à garrafa, ele permite que você tire até a última gota de catchup. Olha só como funciona bem:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=djwahGRi5iE?feature=oembed&w=474&h=267%5D

Continua após a publicidade

Mas, ok, você precisa de uma solução imediata e fácil. É só chacoalhar o pote. Segundo pesquisadores, isso faz as partículas se misturarem e deixa o catchup um pouco mais líquido.

Agora a última descoberta é velha – old but gold. E tem a ver com a sua sobremesa. É provável que você sempre tenha cortado um bolo redondo da mesma maneira como cortamos pedaços de pizza, em triângulos. Grande erro. Em 1906, o cientista Francis Galton descreveu a melhor forma de cortar bolos. Aprenda: pegue a faca e divida-o ao meio, em seguida, paralelamente, faça outro corte do mesmo tamanho. Pronto, você tem um pedaço – e dos grandes. Agora junte o bolo outra vez e coloque um elástico. Guarde-o assim. Da próxima vez que for pegar um pedaço, corte da mesma forma (se você não entendeu, dá uma olhada no vídeo abaixo). A vantagem é que assim você não deixa a parte interna do bolo entrar em contato com o ar. E isso faz com que ele fique fresco por mais tempo!

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=wBU9N35ZHIw?feature=oembed&w=474&h=267%5D

Continua após a publicidade

E aí, isso tudo mudou sua vida? :p

(Via Listverse)

Crédito da foto: flickr.com/enriqueburgosgarcia/ e listverse.com/

Leia também:
Enfiar o dedo no nariz pode fazer bem à saúde
Celular é mais popular do que banheiro
Comer ovo pode ser tão ruim quanto fumar

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.