Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Fundo vermelho liso. Ciência Maluca Por redação Super Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo.

Cientistas descobrem o melhor remédio para ressaca

Por Carol Castro Atualizado em 21 dez 2016, 09h54 - Publicado em 9 out 2015, 14h23

pera

Esqueça os remédios, o chá de boldo, as mandingas. O segredo para liquidar a ressaca do dia seguinte é bem mais simples e saboroso: tomar suco de pera antes de cair na farra.

A dica é dos pesquisadores do Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization(CISRO), um instituto de pesquisa do governo australiano. Eles deram a alguns voluntários um copo de suco de pera asiática (220 mL) e depois os convidaram para uns drinks. No dia seguinte, os sintomas da ressaca estavam bem melhores – dores de cabeça, náusea, sensibilidade à luz e perda de memória praticamente não existiam.

Ainda não se sabe ao certo como a pera ajuda a curar a ressaca. Mas os pesquisadores desconfiam que o segredo esteja nas enzimas presentes no suco da fruta. De acordo com eles, a fruta possui substâncias que aceleram o metabolismo do álcool no sangue e inibe parte da absorção de álcool. Além disso, a pera ainda consegue reduzir os níveis de acetaldeído no corpo – e é justamente essa a substância tóxica que rende os sintomas da ressaca.

Mas você precisa se planejar. Tomar o suco apenas no dia seguinte não adianta nada (os pesquisadores testaram e a ressaca reinou entre os participantes). Ainda dá tempo de se programar – e olha que o fim de semana vem acompanhado de um feriado. Reserva logo um quilo de pera asiática. :p