Pessoas ricas são mais fechadas – e menos populares no Faceboook
Dinheiro parece não melhorar a personalidade de ninguém. Pelo contrário: ricos costumam ser menos empáticos e generosos. É que as pessoas mais legais acabam ganhando pouco dinheiro mesmo. E é justamente essa galera (a dos quebrados) que mais se abre para o mundão: adora conhecer gente diferente, de outras culturas, e novas ideias.
A descoberta veio lá do Reino Unido. Psicólogos da Universidade de Cambridge perguntaram a 857 pessoas o valor da renda familiar anual e pediram permissão para ver quem eram seus contatos no Facebook. Os mais pobrinhos tinham muito mais amigos gringos, mesmo viajando menos do que os ricos.
Parece estranho? Bem, é que a galera mais cheia de grana não parece se importar muito em manter contato com pessoas distantes – ou mesmo começar uma interação com seres humanos de outros círculos sociais. “As descobertas mostram a possibilidade de que os ricos ficam mais em sua bolha social, mas isso não é nem de longe benéfico. Perdem uma fonte internacional, cheia de novas ideias e informações”, conta Aleksandr Spectre, um dos autores da pesquisa.
Para ver se o mesmo acontece no mundo todo, os pesquisadores pediram ao Facebook para disponibilizar informações sobre as amizades dos usuários da rede social. E eles concordaram em agregar dados anônimos de milhares de perfis de diferentes países (você pode participado da pesquisa e nem sabe). Mais uma vez, encontraram uma relação entre dinheiro e amigos internacionais: os cidadãos de países ricos tinham menos amigos gringos no Facebook do que os outros.
Talvez por que eles nunca tenham se hospedado em hostels, com quartos compartilhados, cheios de festas e interação. Quem sabe a crise os force a fazer isso. Ou não.