Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Fundo vermelho liso. Ciência Maluca Por redação Super Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo.

Por que você deveria parar de se preocupar com a regra dos 5 segundos

Por Carol Castro Atualizado em 21 dez 2016, 09h53 - Publicado em 17 out 2016, 15h59
iStock | joebelanger

A ciência vive tentando descobrir se você pode ou não comer alguma comida que caiu no chão. Alguns já disseram que tudo bem, desde que você seja rápido – cinco segundos não são suficientes para que o alimento fique empesteado de bactérias. Outros cravaram que, sim, faz mal comer comida que acabou de cair no chão. Difícil descobrir em quem acreditar.

A verdade, amigos, é que não dá para saber. Depende de muita coisa: o tipo de comida, a superfície onde caiu e, principalmente, quão limpo está o chão. Ou a mesa da cozinha. Sim, a mesa. Ou a geladeira – elas abrigam ainda mais bactérias do que o chão.

Surpreso? Um estudo antigo, de 1998, mostrou que o chão é menos sujo do que a geladeira ou a bancada da cozinha. Microbiologistas encontraram, em média, três colônias de bactérias a cada 6 centímetros quadrados do chão. Já no puxador da geladeira e na mesa havia ainda mais: quase 6 colônias de bactérias a cada 6cm².

É que esses objetos são tocados o tempo inteiro. Você chega da rua e abre a geladeira – ou coloca seu celular sobre a mesa. E eles costumam receber menos atenção na hora da faxina. Aí tendem a acumular mais sujeira mesmo.

“Nós gastamos tanto tempo preocupados com a comida que cai no chão, mas não paramos para pensar no que tocamos. Também não nos preocupamos com a comida que encostamos na mesa. Mas lá é tão sujo quanto – ou ainda mesmo mais sujo”, escreveu Aaron Carrol, professor da Escola de Medicina da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, em um artigo no jornal New York Times.

Ou seja, você pode até se preocupar com aquela bolacha que acabou de cair do chão. Mas já parou para pensar que provavelmente sua mão pode estar ainda mais suja?