Tirar um cochilo por dia pode salvar sua vida
Não há como negar: é delicioso tirar uma soneca após o almoço. E isso deveria virar uma regra, uma obrigação, em qualquer canto do mundo. Sério. Diz a ciência que um cochilo diário ajuda a reduzir a pressão sanguínea e prevenir futuras infartos.
A descoberta vem lá da Grécia. Pesquisadores do Hospital Asklepieion Voula General, em Atenas, mediram a pressão sanguínea de 186 mulheres e 200 homens, todos com hipertensão arterial. Alguns deles tinham o hábito de tirar pelo menos uma soneca ao meio-dia. E a pressão sanguínea desse pessoal era 5% menor do que a dos outros – à noite, enquanto dormiam, e durante o dia. De acordo com a pesquisa, essa pequena diferença é suficiente para reduzir em 10% os riscos de sofrer um ataque cardíaco.
E quanto maior o tempo de sono à tarde, melhores eram os resultados – alguns cochilavam por até uma hora.
Todos os fatores que poderiam influenciar o resultado, como idade, índice de massa corporal, prática de exercícios físicos e outros hábitos (consumo de sal, cigarro, café e álcool) foram levados em consideração.
Ou seja… durmam, amigos. Depois dessa notícia, se seu chefe tiver um bom coração, ele vai entender. É uma questão de saúde.
Créditos da foto: flickr.com/danielfoster/
Leia também:
Tirar uma soneca à tarde faz bem à saúde
Passar o dia com sono engorda
Dá para aprender alguma coisa dormindo? A ciência diz que sim