Uma das principais discussões que a tecnologia vem abordando é a segurança dos seus dados e como eles são geridos. Apesar das barreiras digitais cada vez mais avançadas, a proteção no mundo físico contra possíveis invasões também é importante. Produzido pela desenvolvedora Accidental Queens, o jogo A Normal Lost Phone aborda justamente a questão da privacidade.
Com uma estética baseada no minimalismo, o game conta a história de Sam, uma jovem que sumiu misteriosamente. As respostas do mistério estão no smartphone que pertencia a ele e que você encontra jogado numa calçada. A partir daí, cabe a você vasculhar as mensagens, os aplicativos, os emais, as fotos e as atividades nas redes sociais para ter uma noção do lugar onde ele possivelmente pode estar.
A grande questão é que você não tem permissão nenhuma para entrar na intimidade de Sam e descobrir o que ela anda fazendo da vida, então, esse esforço para acha-la é justificável? Não haveriam outras formas de descobrir onde ela está? E os segredos que ela gostaria de guardar para si? Disponível para Android, iOS e na plataforma Steam, A Normal Lost Phone lembra muito outros sucessos indies como Gone Home e Everybody’s Gone to the Rapture, games que requerem um senso fortíssimo de descoberta.