Os speedrunners são aqueles gamers que se especializam em terminar jogos inteiros em um curto espaço de tempo, muitas vezes usando atalhos ou falhas na programação. Essa atividade é tão intensa que deu origem a campeonatos de títulos de diversos gêneros, dos jogos de plataforma aos RPGs.
Agora, a nova onda dos speedrunners é conseguir uma das metas mais comentadas do ano passado: deixar Mario de cueca em Super Mario Odyssey, o mais novo e badalado jogo do encanador, lançado ano passado para Switch. A ideia não é só terminar Odyssey correndo, mas se esforçar para tirar a roupa de Mario antes de todo mundo.
O desafio recebeu o nome de “Nipple%”, em referência aos mamilos do personagem, e consiste em achar o caminho mais rápido até a Crazy Cap Store no reino de Sand Kingdom, onde a roupa, ou a oportunidade de ficar sem ela, pode ser comprada. Como o Sand Kingdom é apenas o terceiro estágio no jogo, os números para o desafio são bem menores que completar o título inteiro. Um dos primeiros membros da comunidade ao cravar seu tempo nos rankings da internet foi o youtuber Daddy Walrus, com 24 minutos e 21 segundos registrados em novembro do ano passado.
Desde então, o percurso até a loja foi estudado e aprimorado por diversos speedrunners. Em janeiro, o streamer Stravos96 conseguiu 9 minutos e 57 segundos. Suas táticas incluem um uso inteligente das cambalhotas e de usar o chapéu como ponto de apoio para saltos.