Imagem Blog

Como as Pessoas Funcionam Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Estudos científicos e reflexões filosóficas para ajudar você a entender um pouco melhor os outros e a si mesmo. Por Ana Prado

Teste sua memória e contribua com o maior experimento do mundo sobre o assunto

Por Ana Carolina Prado
Atualizado em 21 dez 2016, 09h49 - Publicado em 13 jan 2012, 14h38

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, em parceria com o jornal britânico The Guardian, lançaram esta semana um teste online de memória para coletar dados do público para um estudo de longo prazo sobre o assunto – possivelmente o maior já feito até agora.

“Com essa experiência, pretendemos compreender como é que somos normalmente capazes de recordar experiências parecidas sem nos confundirmos. Muitos eventos podem ter elementos em comum, mas geralmente somos muito bons em distinguir uns dos outros. Nosso experimento é projetado para estudar o impacto da sobreposição desses elementos”, explica Jon Simon, do Departamento de Psicologia Experimental de Cambridge, que lidera o estudo. Ele já avisa que, por isso, é provável que os participantes se confundam e cometam erros no teste – e não há nada com que se preocupar. Além disso, o teste não se destina a ser usado como uma ferramenta de diagnóstico para problemas de memória.

O teste, que dura só alguns minutos, investiga características da memória de longo prazo. Qualquer pessoa pode participar pelo site https://www.guardian.co.uk/memorystudy (em inglês) e todos os dados serão coletados de forma anônima. Os participantes vão analisar palavras apresentadas na tela e diferentes aspectos de sua memória para essas palavras serão avaliados, gerando uma pontuação que pode ser compartilhada no Facebook ou Twitter. Além de permitir que você saiba mais sobre a sua própria memória e contribua com a ciência, o teste é bem bacana para dar uma ideia de como são os experimentos que os pesquisadores conduzem em seus laboratórios.

A expectativa é conseguir coletar dados de milhões de pessoas de todo o mundo. “Acreditamos que o experimento será interessante e divertido para os participantes, mas, além disso, os resultados anônimos que vamos obter contribuirão com uma grande quantidade de dados úteis para nossa pesquisa e poderá proporcionar um avanço real em nosso conhecimento sobre memória”, disse Simon.