O ministro de Relações Exteriores da Polônia, Witold Waszczykowski, se tornou alvo de memes após afirmar que o seu país havia recebido apoio de ministros de “Belize e San Escobar” na busca por um assento não-permanente no conselho de segurança da ONU. Waszczykowski só esqueceu que San Escobar é um país que, talvez ainda, não existe. Em entrevista ao The Telegraph, o ministro afirmou que se confundiu na tradução de “São Cristóvão e Neves”, mas a internet foi rápida e logo tratou de criar uma página no Facebook em homenagem à nação desconhecida, além de memes hilários.
Os criadores da página inventaram que San Escobar estaria planejando erguer uma estátua de Witold como forma de celebrar as relações bilaterais entre os dois países. Outro usuário postou uma foto da possível cédula que circularia em San Escobar com a foto de Jaroslaw Kaczynski, presidente do partido que comanda a Polônia.
No Twitter, os melhores memes do perfil falso de San Escobar diziam que o país “apoia totalmente a candidatura polonesa ao Conselho de Segurança “ e que já haviam voos disponíveis de San Escobar até Varsóvia. Um usuário, porém, jogou um balde de água fria na brincadeira ao traçar a fragilidade da causa polonesa na ONU “É engraçado até você pensar que os seus únicos aliados são Bielo Rússia, Hungria e um país que não existe”.
Com The Telegraph