Estudantes de jornalismo criam jogo sobre tentativa de reeleição da Dilma
O dia em que Dilma escapou da segurança do Planalto para dar uma volta de moto escondida virou notícia nacional. E é o mote do game “Corrida Presidencial da Dilma” que transforma diversas notícias relacionadas à tentativa de reeleição da presidenta (julgamento do “Mensalão”, Copa do Mundo, disputa com Aécio, etc) em elementos de um jogo simples, mas divertido.
Este newsgame me parece bastante influenciado pelo “Corrida eleitoral”, que criamos na SUPERINTERESSANTE em 2010. No entanto, ele foca na figura da Dilma, enquanto seu predecessor permitia que o usuário jogasse com qualquer um dos candidatos à eleição. Claro que tem um acabamento bem simples, mas para um projeto experimental ficou bem legal.
Jogos universitários
Os jogos jornalísticos invadiram as universidades brasileiras. Além de muita gente pesquisando o gênero, “Corrida Presidencial da Dilma” mostra que até estudantes de jornalismo podem se arriscar a criar newsgames. Nesse caso, os responsáveis são Priscila Hudler e Mateus Formigari do último ano do curso de Comunicação Social do Bom Jesus IELUSC, de Joinville (SC), que contaram com a orientação da professora Lívia Vieira e com o apoio do jornalista Carlos Marciano.