Game para Facebook pagará jornalistas por “notícias jogáveis”.
É isso aí, molecada, chegou o momento em que os jornalistas serão pagos pela indústria de games e não estamos falando de fazer assessoria de imprensa pro novo lançamento da EA ou da Rockstar.
Deu no New York Times! A startup holandesa VJ Movement está desenvolvendo um game (chamado criativamente de NewsGame) todo baseado em notícias reais. Criado para Facebook, o jogo transformará os usuários em correspondentes internacionais cobrindo crises reais. As missões incluirão ações como “cruzar a fronteira do Irã” e “salvar soldados crianças na Somália”.
O mais legal é que o game vai contar com uma equipe de 300 jornalistas, em mais de 100 países, produzindo reportagens originais sobre os temas “jogados”. Uma vídeo-reportagem paga 750 euros, enquanto um cartoon editorial sai por € 150. O jogo será grátis, mas seguirá o modelo da Zynga de “venda de moedinhas”, o que ajudará a pagar os jornalistas de carne e osso.
A questão é: as pessoas querem brincar com notícias de verdade?