O nerd de hoje é o cara rico de amanhã 2: jogadores de MMORPG são melhores líderes
O estudo já é antigo, mas casa bem com meu último post sobre como jogar RPG pode te ajudar a ser um profissional bem-sucedido. Segundo a pesquisa da IBM, jogadores de games multiplayer são melhores líderes e têm diversas características desejadas no mundo dos negócios. Isso mesmo: para algumas pessoas jogar “World of Warcraft” pode ser tão eficiente quando ficar sentado horas numa aula de MBA.
O estudo (garimpado pelo grande Rafael Kenski) você pode baixar completo aqui.
***
Com MMORPG (Massively multiplayer online role-playing game, um RPG eletrônico para videogames e computadores que pode ser jogado por milhares de pessoas ao mesmo tempo) os gamers desenvolvem habilidades como organização, gerenciamento de riscos, trabalho em equipe, transparência e como ganhar/distribuir incentivos. A ideia de que em um grupo vários membros alternem a liderança também é atrativa para empresas que trabalham com projetos (muitas vezes multidisciplinares) e não só com estruturas rígidas de hierarquia.
Vale acrescentar – como vocês já devem ter visto em artigos sobre gamification – que o mundo dos negócios pode aprender muito com os games.
Alguns exemplos de boas práticas citados no estudo:
1)Criar estruturas que motivem os trabalhadores imediatamente ou a longo prazo.
2) Ter economias virtuais que geram mercados para colaboração e informação.
3) Transparência de performance e habilidades.
4) Reconhecimento pelas conquistas dos funcionários.
E aí, RHs das empresas, bora considerar essas “skills” na próxima rodada de contratações?