Quem sou eu? Pra onde vou? E o que espero encontrar no 14º ISOJ ?
Recentemente fiz uma série de questionamentos sobre o futuro do jornalismo (e do jornalismo online) aqui neste blog. Um post sobre como viabilizar o jornalismo hoje gerou um debate maior e algumas reclamações de que eu estaria criticando a liberdade da internet ou defendendo as “grandes corporações”. Na verdade, quando o assunto se trata do futuro do jornalismo, eu tenho muito mais dúvidas a oferecer do que posições e certezas para defender. É difícil acreditar em pessoas cheias de certezas sobre o futuro numa fase de transição como a que vivemos hoje. Sim, o mundo todo passa por uma grande mudança e as rupturas no processo de criar notícias são só a pequena parte que me afeta diariamente.
Jornalistas continuarão a ser pagos para produzir notícias? Qual o papel do conteúdo para celular no nosso mundo? Quais são as melhores maneiras de se viabilizar o jornalismo digital? Quais são as possibilidades do jornalismo com base de dados e da data visualization? O “faça você mesmo” e as ferramentas de crowdfunding podem ser as respostas para a produção de conteúdo em larga escala?
Apesar de não ter muitas respostas, acho que minhas perguntas me ajudaram a ser convidado para o “14º Simpósio Internacional de Jornalismo Online” (ISOJ). Embarco nesta quarta-feira (17) rumo a Austin (EUA) para poder ouvir ideias e novidades de grandes meios de comunicação como New York Times, Boston Globe, Washington Post e de pesquisadores do mundo todo, além de me encontrar com jornalistas latino-americanos de veículos independentes e tradicionais que estarão presentes no Coloquio Iberoamericano.
Austin parece um bom cenário para procurar ideias novas: ela é cheia de startups, de música ao vivo, de incentivo ao comércio local e carrega orgulhosa o slogan “Keep Austin Weird” (ou “Mantenha Austin esquisita”, numa tradução apressada). Bem diferente da imagem que temos do resto do Texas – mais “caubói”.
Volto terça (23) que vem e espero poder compartilhar novidades e inspirações com os leitores deste bloguinho. Hasta luego!