PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Quem sou eu? Pra onde vou? E o que espero encontrar no 14º ISOJ ?

Por Fred Di Giacomo
Atualizado em 21 dez 2016, 10h17 - Publicado em 16 abr 2013, 21h19

Recentemente fiz uma série de questionamentos sobre o futuro do jornalismo (e do jornalismo online) aqui neste blog. Um post sobre como viabilizar o  jornalismo hoje gerou um debate maior e algumas reclamações de que eu estaria criticando a liberdade da internet ou defendendo as “grandes corporações”. Na verdade, quando o assunto se trata do futuro do jornalismo, eu tenho muito mais dúvidas a oferecer do que posições  e certezas para defender. É difícil acreditar em pessoas cheias de certezas sobre o futuro numa fase de transição como a que vivemos hoje.  Sim, o mundo todo passa por uma grande mudança e as rupturas no processo de criar notícias são só a pequena parte que me afeta diariamente.

Jornalistas continuarão a ser pagos para produzir notícias? Qual o papel do conteúdo para celular no nosso mundo? Quais são as melhores maneiras de se viabilizar o jornalismo digital? Quais são as possibilidades do jornalismo com base de dados e da data visualization? O “faça você mesmo” e as ferramentas de crowdfunding podem ser as respostas para a produção de conteúdo em larga escala?

Apesar de não ter muitas respostas, acho que minhas perguntas me ajudaram a ser convidado para o “14º Simpósio Internacional de Jornalismo Online” (ISOJ). Embarco nesta quarta-feira (17)  rumo a Austin (EUA) para poder ouvir ideias e novidades de grandes meios de comunicação como New York Times, Boston Globe, Washington Post e de pesquisadores do mundo todo, além de me encontrar com jornalistas latino-americanos de veículos independentes e tradicionais que estarão presentes no Coloquio Iberoamericano.

Austin parece um bom cenário para procurar ideias novas: ela é cheia de startups,  de música ao vivo,  de incentivo ao comércio local e carrega orgulhosa o slogan “Keep Austin Weird” (ou “Mantenha Austin esquisita”, numa tradução apressada). Bem diferente da imagem que temos do resto do Texas – mais “caubói”.

Continua após a publicidade

Volto terça (23) que vem e espero poder compartilhar novidades e inspirações com os leitores deste bloguinho. Hasta luego!

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.