Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

As pessoas usavam o penico no quarto ou existia um banheiro?

Não é à toa que penico, em inglês, se chama chamber pot – ou “vaso do quarto”.

Por Maria Clara Rossini
25 jan 2024, 10h00

Lá ou onde quer que estivessem, já que não havia o cômodo banheiro. Tanto que “penico”, em inglês, é chamber pot – ou “vaso do quarto”, na tradução literal. Era uma bacia geralmente guardada debaixo da cama, caso a pessoa quisesse se aliviar à noite.

No dia seguinte, ela era esvaziada no mato, em uma fossa… ou janela afora – loo, gíria britânica para “privada”, provavelmente vem da expressão em francês garde à l’eau! (“cuidado com a água!”), que diziam ao atirar o conteúdo de um penico na rua.

A maneira de fazer as necessidades varia com a cultura, época e classe social, mas é fato que deixar os excrementos no mesmo local em que você dorme nunca foi uma boa ideia.

Durante o dia, o mais comum é que as pessoas fizessem suas necessidades fora do quarto – mas não necessariamente em um banheiro da maneira como conhecemos hoje. 

Os cidadãos da Roma antiga, por exemplo, frequentavam latrinas públicas: espaços repletos de assentos com buracos, destinados a fazer o número um e dois.

Continua após a publicidade

Os castelos europeus do século 11 começaram a incluir cômodos específicos para o alívio – que tinham basicamente buracos que davam para fossas ou o lado de fora do edifício.

Na Europa do século 18, os nobres faziam suas necessidades em cadeiras higiênicas, superpenicos que depois tinham que ser esvaziadas pelos servos. 

Até o século 19, as casas não costumavam ter banheiros do lado de dentro. Era um luxo da nobreza e classes mais altas, que só depois se espalhou para as mais baixas.

Continua após a publicidade

Entre os trabalhadores, o mais comum era se aliviar em uma outhouse – uma casinha externa, tipo a do Shrek – ou em banheiros comunitários. Os penicos também eram uma opção, caso a pessoa quisesse usá-lo na privacidade do quarto.

Na Inglaterra, os banheiros internos só se tornaram comuns entre o final do século 19 e início do 20. Isso só veio com o maior acesso à água encanada e saneamento básico. Após a Primeira e Segunda Guerras, o banheiro ficou mais semelhante ao que conhecemos hoje.

Compartilhe essa matéria via:

Pergunta de @jukagoulart, via Instagram

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.