Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Como o pirulito explode na boca?

Gostaria muito, imensamente, demasiadamente saber como aqueles pirulitos (como o que estou comendo agora) explodem na boca? Obrigada, ó grande Oráculo. Thaiane Matias, de algum lugar de São Paulo Criaturas, digam de que cidade escrevem, assim vocês matam a Adriana de desgosto. Thaiane, minha flor de ameixeira, além de não dizer sua cidade, você não […]

Por Oráculo
Atualizado em 21 dez 2016, 09h08 - Publicado em 31 Maio 2012, 18h42

Gostaria muito, imensamente, demasiadamente saber como aqueles pirulitos (como o que estou comendo agora) explodem na boca?
Obrigada, ó grande Oráculo.
Thaiane Matias, de algum lugar de São Paulo


Criaturas, digam de que cidade escrevem, assim vocês matam a Adriana de desgosto.

Thaiane, minha flor de ameixeira, além de não dizer sua cidade, você não disse que pirulito está comendo. Sou o Oráculo, mas não sou divino. Vamos com calma.

Não dá para afirmar exatamente qual foi o processo de fabricação usado. Mas, como sou uma entidade muito da benevolente e compartilhadora do bom conhecimento, vamos lá:

De acordo com a fabricante estadunidense (adoro falar estadunidense, sinto-me um estudante rebelde) Pop Rocks, uma das mais populares nos Estados Unidos desde os anos 1970 da era cristã, uma das possíveis técnicas é a seguinte:

Continua após a publicidade

– os ingredientes da bala são aquecidos até o ponto de ebulição e depois misturados com gás carbônico sob alta pressão.
– após serem esfriados, a mistura se transforma em pedaços granulados de açúcar que possuem gás no seu interior.
– o gás, que é dióxido de carbono, fica armazenado dentro dos granulados em bolhas de alta pressão.

Assim, quando a bala – ou o pirulito, no seu caso – entra em contato com a saliva e derrete, o gás escapa, provocando os estalos tão divertidos que parecem causar pequenas explosões na boca.

iupi.

Continua após a publicidade

 

ps.: não falarei quem é Adriana. Ela será nossa gata-mistério. Se bem que quem escreve com frequência para cá sabe…

(crédito da imagem: Cayusa)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.