Como o porco-espinho transa?
Pergunta de Nívea Luiza de Melo , Recife, PE
Ó, grande Oráculo que tudo sabe e tudo vê e blá, blá, blá etc. e tal, tenho uma dúvida intrigante: os porcos-espinho se machucam na hora de namorar ou eles dão aquele velho jeitinho brasileiro nessa hora tão crucial?
Nívea Luiza de Melo , Recife, PE
Eles dão um jeitinho, afinal precisam transar. Mas tudo é feito com muita cautela. “Eles podem se espetar com os seu próprios espinhos (pelos), e também com o o do parceiro”, explica Valéria Teixeira, professora de Medicina de Animais Selvagens da PUCPR.
A região das genitálias desses animais não possui tantos espinhos, o que facilita as coisas. Mas eles não ficam de amasso.
Funciona assim: a fêmea fica apoiada nas quatro patas, de costas para o macho. Ela, então, desloca a cauda para o lado, e o macho chega por trás. “Tanto o macho quanto a fêmea buscam se posicionar de forma a evitar o contato com os espinhos maiores”, explica Marcelo Alcindo Guimarães, professor do Departamento de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. A relação não é fácil, mas a sexperience ajuda bastante. “A experiência do macho conta a favor para o sucesso da cópula”, brinca Guimarães.
(foto: Brian Costelloe)
Lembrando que o Sonic é, na verdade, um ouriço (leitores do Oráculo impresso entenderão).