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Como surgiram os nomes das notas musicais?

Os nomes usados para designar as notas musicais tiveram origem nas letras dos diferentes alfabetos, como ainda hoje se usa nos países anglo-saxões, onde o A corresponde ao lá, o B ao si, o C ao dó, o D ao ré, o E ao mi, o F ao fá e o G ao sol. Nos países […]

Por Oráculo
Atualizado em 21 dez 2016, 09h07 - Publicado em 30 nov 2016, 16h51
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    iStock | AGrigorjeva
    iStock | AGrigorjeva

    Os nomes usados para designar as notas musicais tiveram origem nas letras dos diferentes alfabetos, como ainda hoje se usa nos países anglo-saxões, onde o A corresponde ao lá, o B ao si, o C ao dó, o D ao ré, o E ao mi, o F ao fá e o G ao sol.

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    Nos países latinos e eslavos, a denominação das notas musicais deve-se ao monge italiano Guido D’Arezzo, que viveu no século 11.

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    Em seus tratados, ele idealizou um sistema para recordar os tons de sete notas. Para isso, usou as sílabas iniciais de cada verso do Hino a São João Batista:

    Ut queant laxis/
    Resonare fibris/
    Mira gestorum/
    Famuli tuorum/
    Solve polluit/
    Labii reatum/
    Sancti loannis.

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    Assim surgiram ut, ré, mi, fá, sol, lá – e o si, formado pelas iniciais do nome do santo.

    Seis séculos mais tarde, em 1693, o nome ut, que era difícil de pronunciar no solfejo – leitura ou entonação dos nomes das notas de uma peça musical -, foi substituído por dó. No entanto, em alguns países, como a França, a primeira nota da escala continua sendo chamada de ut.

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