PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

De onde vem o hábito dos casais darem as mãos?

Difícil apontar uma época exata. Saiba como diferentes culturas (e animais) usam o gesto.

Por Maria Clara Rossini
Atualizado em 6 set 2024, 15h37 - Publicado em 12 set 2023, 18h28

Não dá para apontar uma época exata, mas é possível dizer que pelo menos parte desse comportamento é instintivo e tem incentivos biológicos: dar as mãos reduz os níveis de cortisol (hormônio relacionado ao estresse) e aumenta a liberação de ocitocina, que promove bem estar.

Os chimpanzés, por exemplo, seguram a mão de outros membros da espécie enquanto estão se limpando. Esse comportamento conhecido como handclasping é transmitido culturalmente: um estudo de 2023 mostrou que diferentes grupos de chimpanzés têm suas próprias maneiras de dar as mãos. Embora não seja como o entrelaçar de dedos de um casal apaixonado, essa prática pode explicar de onde vem o hábito em humanos.

Segundo o psicólogo ​​James Coan (que ministrou um curso chamado “Por que damos as mãos”, na Universidade de Virgínia), o comportamento é observado em várias sociedades, mas seu significado varia de acordo com a cultura. Na Arábia Saudita, por exemplo, dar as mãos está mais associado à amizade do que ao romantismo. Por isso, é comum ver pessoas do mesmo sexo andando de mãos dadas – mesmo que relações homoafetivas sejam punidas com pena de morte no país.

Mas é fato que, pelo menos na Europa, segurar as mãos está associado ao romantismo há séculos. Alguns anéis de noivado do século 13 e 14 são gravados com a imagem de mãos dadas, simbolizando o casamento. O símbolo também pode estar associado ao aperto de mão para firmar um acordo ou contrato.

Além disso, estamos acostumados a segurar as mãos desde a infância: as primeiras pessoas com quem andamos de mãos dadas são nossos pais. A psicóloga Becky Spelman, em entrevista, diz que esse é um comportamento que transmite segurança e afeto – que é transferido para as relações amorosas posteriormente. 

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Fontes: Artigo Biased cultural transmission of a social custom in chimpanzees; Universidade de Virgínia; The British Museum

Pergunta de @rafajeffe, via Instagram

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.