Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

O que significa o FPS do protetor solar?

Ao contrário do que se pensa, não tem a ver com o tempo de exposição ao sol.

Por Bruno Carbinatto
27 fev 2025, 12h00

Os protetores solares funcionam como barreiras químicas, contendo substâncias que absorvem a radiação UVB do Sol (a maior responsável pelas queimaduras e pelo aumento do risco de câncer de pele) e liberam-na em forma de calor. 

O fator de proteção solar (FPS) mostra quanto de radiação UVB consegue passar por essa barreira. Um FPS de 30, por exemplo, quer dizer que só 1/30 da radiação solar é absorvida pela pele. Ou seja: 96,7% dos raios são bloqueados. Já um FPS de 50 filtra 98% da radiação. Perceba que, apesar do salto na numeração, a diferença entre produtos com diferentes FPS é bem pequena na prática. Nenhum protetor bloqueia 100% dos raios, diga-se.

(A maioria dos filtros também protege contra a radiação UVA, que não queima, mas causa envelhecimento precoce da pele e também pode levar ao câncer. O FPS, porém, não leva em conta essa questão; há outras medidas específicas para isso.)

O FPS é calculado em laboratório, com testes em pessoas de pele clara, já que a melanina é um escudo natural (mas não perfeito) contra os danos da luz solar. Os voluntários são submetidos a diferentes doses de radiação ultravioleta, em amostras de pele com e sem proteção solar, e depois os cientistas comparam qual foi a dose mínima necessária para gerar um eritema (vermelhidão) nas partes protegidas e nas desprotegidas.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

É comum dizer que o FPS tem a ver com o tempo de exposição solar – se uma queimadura em uma pele desprotegida leva 10 minutos para se formar, um protetor de FPS 30 aumentaria esse tempo para 300 minutos (cinco horas). Isso é tecnicamente verdade, mas só se considerarmos que a intensidade da exposição solar for constante – o que não é verdade, já que o sol do meio-dia é muito mais forte que o da manhã ou do pôr do Sol. Além disso, o produto vai perdendo eficácia com o tempo por causa do ambiente – suor, água, atrito com roupas, contato físico e outros fatores vão degradando a camada. O ideal é reaplicar a cada duas horas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.