Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Por que, em muitas séries, cada episódio tem um diretor diferente?

Para manter as engrenagens funcionando: o ritmo de uma série de TV é muito mais intenso que o de um filme.

Por Rafael Battaglia
Atualizado em 7 jun 2021, 16h42 - Publicado em 14 jan 2021, 16h44

Para manter as engrenagens funcionando, já que o ritmo de uma série de TV é muito mais intenso que o de um filme. Enquanto o diretor de um episódio está gravando, o de outro está em pré-produção – escolhendo locações, fazendo reuniões com roteiristas e produtores e selecionando atores.

Quando chegar a vez de ele filmar, o diretor que já gravou entra em pós-produção (edição, efeitos especiais e por aí vai). Esse modelo se consolidou nos anos 1950. Seria impossível para um único diretor, em um ano, comandar os 22 ou 24 episódios de uma temporada – que é o formato convencional de uma série americana.

Há exceções apenas em minisséries ou séries com temporadas mais curtas. Por exemplo: a partir da segunda temporada, Sam Esmail passou a dirigir todos os capítulos da série Mr. Robot. Por sua vez, O Gambito da Rainha teve seus sete episódios escritos e dirigidos por Scott Frank.

No cinema, o diretor é a figura central do filme. Dita os rumos e, quase sempre, dá a palavra final. Em uma série de TV, quem ocupa esse cargo é o produtor executivo, chamado de showrunner (em tradução livre, “quem faz o show andar”). É essa pessoa que garante a unidade e a continuidade entre os episódios.

Nos últimos anos, muitos showrunners se tornaram famosos, como Shonda Rhimes (Grey’s Anatomy, How to Get Away with Murder), Ryan Murphy (Glee, American Horror Story) e Vince Gilligan (Breaking Bad, Better Call Saul). 

Continua após a publicidade

Com o prestígio das séries crescendo nas últimas décadas, impulsionado pelo streaming e por canais a cabo como HBO e AMC, muitos diretores de cinema acabam trabalhando na telinha. É o caso de David Fincher (Clube da Luta, A Rede Social), que dirigiu os dois primeiros episódios de House of Cards, da Netflix.

A escolha do diretor para o primeiro episódio de uma série (o famoso “piloto”) é importante. Afinal, ele ajudará a definir o tom do programa, que deverá ser seguido pelos diretores seguintes. Martin Scorsese (Taxi Driver, O Lobo de Wall Street), por exemplo, foi quem dirigiu o piloto de Boardwalk Empire, da HBO, em 2009. 

Pergunta de @pecorarojr, via Instagram

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.