Por que os atletas australianos vestem uniformes verdes e amarelos?
A ex-colônia teve um período de indecisão cromática – mas acabou criando uma identidade visual própria, destoante das cores britânicas.
Porque as cores nacionais da Austrália são o verde e o dourado, que têm uma forte conexão com questões ambientais. O dourado faz referência às praias do país, à riqueza mineral, às safras de grãos e ao novelo de lã australiana. O verde evoca as florestas e pastagens da paisagem.
Ambas fazem referência, também, à flor símbolo do país, Acacia pycnantha. Olha só:
Desde o século 19, o verde e o dourado são popularmente aceitos como as cores que representam a Austrália nos esportes. Mas até meados dos anos 1980, três combinações de cores representavam a Austrália de forma não oficial: vermelho, branco e azul – seguindo a paleta da bandeira –; azul e dourado; verde e dourado.
Até que, em 19 de abril de 1984, o Governador-Geral Ninian M. Stephen proclamou como cores nacionais o verde e o dourado. Ou seja: os uniformes australianos são uma criação relativamente recente – assim como o próprio país, que declarou independência em 1901. Eles serviram para forjar uma identidade própria para a ex-colônia britânica.
Foi só em 1986 que se romperam os últimos laços legislativos entre a Austrália e o Reino Unido.
Outros países em que ocorre o mesmo, ainda que os motivos sejam diferentes, são a Holanda e a Itália – cujas cores laranja e azul, respectivamente, representam as cores da realeza do país, ainda que não façam parte das bandeiras nacionais.
Fonte: Governo da Austrália.