Por que São Longuinho tem a fama de achar coisas perdidas?
Traga de volta a fé perdida em explicações humanas: Por que São Longuinho tem fama de achar coisas perdidas? (Pergunta: Julia Silveira, Rio de Janeiro, RJ)
Traga de volta a fé que perdi nas explicações humanas: Por que São Longuinho tem a fama de achar coisas perdidas?
Julia Silveira, Rio de Janeiro, RJ
Pode dar seus três pulinhos que a resposta está aqui, Julia. A fama de encontrar objetos tem a ver com o processo de canonização do soldado romano Longinus, tornado santo pelo papa Silvestre 2º em 999.
O processo se arrastava havia anos por causa da burocracia e de documentos perdidos. Para achar a papelada, o papa teria apelado ao próprio aspirante de santo e sido atendido.
Cerca de mil anos antes de virar santidade, Longinus teria, segundo a Bíblia, perfurado Jesus com uma lança para checar se estava mesmo morto na cruz.
Pela tradição católica, o banho de sangue curou o soldado de um problema de visão. A partir daí, ele viveu e morreu pelo cristianismo. Depois de beatificado, virou Longuinho (em português) e caiu no gosto dos brasileiros.
Bônus: Em 1938, Chico Xavier escreveu que São Longuinho teria reencarnado em Dom Pedro 2º.
Fontes: Padre Valdenilson de Barros, da Paróquia São Benedito, em Guararema (SP) e Livro Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, de Chico Xavier.
*
Post anterior: Se o Sol apagasse agora, quanto tempo nós ainda teríamos de vida?