Qual o programa há mais tempo no ar na TV brasileira?
Oráculo que tudo sabe sobre esse tubo infecto que é a televisão brasileira. Qual o programa de TV atual que está há mais tempo no ar? E qual a celebridade que mais tempo ficou em frente às câmeras ao longo da vida? Mariana Pellegrini, Volta Redonda, RJ “OLHE MINHA CARA DE QUE NÃO É […]
Oráculo que tudo sabe sobre esse tubo infecto que é a televisão brasileira. Qual o programa de TV atual que está há mais tempo no ar? E qual a celebridade que mais tempo ficou em frente às câmeras ao longo da vida?
Mariana Pellegrini, Volta Redonda, RJ
“OLHE MINHA CARA DE QUE NÃO É COMIGO”
O recorde pertence ao Mosaico na TV, exibido pela TV Aberta, de São Paulo. O programa foi ao ar pela primeira vez em 16 de julho de 1961 pela extinta TV Excelsior, mas já passou por diversas emissoras, como Cultura, Tupi e Gazeta. A programação oferece conteúdos relacionados à cultura judaica e apresenta musicais, reportagens, entrevistas, documentários e vídeo-conferências diretamente de Israel.
Segundo a TV Aberta, a audiência é de aproximadamente 250 mil telespectadores, principalmente das faixas A e B, sendo que, em média, 65% de quem assiste ao programa não é da comunidade judaica. Entre os ex-apresentadores mais famosos está Boris Casoy. Para quem quiser acompanhar, o programa é transmitido nas quartas, às 21h, e nas sextas, às 16h30. No grande e onipresente e estrombólico canal YouTube, há alguns vídeos do Mosaico, como este, do ano passado, com soldados israelenses dançando Gangam Style numa balada palestina no ano novo judaico:
Quanto à celebridade, Hebe Camargo ganha a corrida. A apresentadora estreou na TV Tupi em 1950 – ano em que começaram as transmissões no país – e seu último programa foi ao ar em agosto de 2012, pouco antes de sua morte, em setembro. “Sua carreira, portanto, teve 62 anos, com alguns intervalos para cuidar do filho – imagina-se que, somados, os intervalos somem 10 anos, apesar de isso não estar bem documentado”, diz a jornalista Débora Lapa Gadret, professora de TV do Curso de Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
Apesar de ser a maior divindade da televisão brasileira, o pódio de Hebe, saudosa amiga do Oráculo, está em risco. “Inezita Barroso pode, em breve, ser a apresentadora com mais tempo na TV”, comenta Débora. O primeiro contrato de Inezita com a Record foi em 1953 e até hoje ela apresenta o programa Viola, Minha Viola, no ar há 34 anos. Ela é a apresentadora mais idosa do Brasil – tem 89 anos – e já contabiliza 61 anos de televisão. Outro artista que coleciona décadas diante das câmaras é Lima Duarte, que se apresentou na estreia da TV Tupi em 1950 e segue na ativa.