Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Qual o som de um osso de passarinho sendo quebrado?

Tenho uma dúvida que me atormenta há anos: se eu quebrar a perna de um passarinho, ouvirei o mesmo som ao partir um palito de dentes? Marinice, São Paulo Não, atormentada senhora. Estraçalhar os frágeis e delicados ossinhos de um passarinho emitiria um som suave e menos audível até mesmo que o da quebra de […]

Por Oráculo
Atualizado em 21 dez 2016, 09h07 - Publicado em 1 nov 2013, 11h01

Tenho uma dúvida que me atormenta há anos: se eu quebrar a perna de um passarinho, ouvirei o mesmo som ao partir um palito de dentes?
Marinice, São Paulo

passarinho
Não, atormentada senhora. Estraçalhar os frágeis e delicados ossinhos de um passarinho emitiria um som suave e menos audível até mesmo que o da quebra de um palito. “A estrutura dos ossos longos dos passarinhos é muito leve e, na maioria das espécies (os passeriformes), o maior dos ossos (fêmur) é mais fino que um palito de dentes”, explica o professor da Escola de Veterinária da UFMG Nelson Martins. O primeiro faz ticzinho, o segundo faz tic.

Quer imitar o som da quebra da perna de um passarinho sem precisar fazer de fato isso? Envolva um palito em um pano fino antes de quebrá-lo. A não ser que você queira a turma do beagle invadindo sua casa.

Claro que dependendo do pássaro ou do osso, a intensidade dos sons varia um pouco. Os pneumáticos, como o úmero da asa, possuem estrutura leve e oca e produziriam um barulho mais baixo que o de um osso mais denso, como o rádio ou tarso-metatarso. “Em todos os membros, entretanto, a cobertura muscular atuaria como isolante acústico”, lembra o veterinário.

Martins ressalta que, além do fator crueldade, o ato pode gerar um prognóstico muito ruim para os passarinhos. Sim, não imaginava isso? “Fraturas têm grande impacto pela dor, imobilização, hemorragia, perfuração de vísceras e suscetibilidade aos predadores”, lembra o professor, que faz parte do Setor de Doenças das Aves da UFMG.

Continua após a publicidade

Quebrar osso não é lá das coisas mais agradáveis. Até o som fictício dá um calafriozinho:

(imagem: Randy Robertson)
(áudio: Sidney Turner)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.