Que tipo de lâmpada é mais econômica e sustentável?
As chamadas lâmpadas econômicas são ecologicamente mais corretas que as lâmpadas incandescentes?Afinal, elas utilizam mercúrio, chumbo, estanho na solda dos componentes eletrônicos – que por sua vez também consomem mais recursos naturais para ser produzidos. É mais difícil de descartar e mais caro para ser reciclado… Antonio Biscola, Campinas, SP E mesmo assim, as lâmpadas econômicas […]
As chamadas lâmpadas econômicas são ecologicamente mais corretas que as lâmpadas incandescentes?Afinal, elas utilizam mercúrio, chumbo, estanho na solda dos componentes eletrônicos – que por sua vez também consomem mais recursos naturais para ser produzidos. É mais difícil de descartar e mais caro para ser reciclado…
Antonio Biscola, Campinas, SP
E mesmo assim, as lâmpadas econômicas são, sim, consideradas mais sustentáveis. O mundo agradece quando você compra uma fluorescente compacta em vez de uma incandescente.
Dono d’um sobrenome famoso e respeitadíssimo, Jayme Buarque de Hollanda também é diretor geral do Instituto Nacional de Eficiência Energética, o enérgico INEE. Ele explica que não existe uma energia completamente limpa. PÉÉÉÉÉÉ!
“Até as hidrelétricas, que não emitem gases poluentes ao gerar eletricidade, modificam fortemente o meio ambiente na proximidade da usina”, exemplifica. Segundo Jayme, existem dois motivos que fazem a lâmpada fluorescente melhor do ponto de vista ecológico:
1 – Consumir um quarto da energia da lâmpada convencional (incandescente) para produzir a mesma iluminação.
2 – Ter vida útil até dez vezes maior, o que reduz a quantidade de lâmpadas necessárias para abastecer o mercado (causando menor poluição).
Quanto à dificuldade de descarte da lâmpada econômica, Jayme explica que isso já está sendo reduzido pelas políticas de reciclagem em curso, como a descontaminação, separação e armazenamento de todos os componentes para reutilização. E é importante lembrar que as fluorescentes estão começando a ser substituídas pelas lâmpadas LED, Tonhão. As LED são consideradas ainda mais eficientes, com menores efeitos ambientais diretos e uma vida útil mais longa.
Tão longo quanto este solo de bateria:
(crédito da imagem: Jason A. Samfield)