Se a tecnologia da F-1 vai para as ruas, por que os carros não rodam com pneus carecas?
Se a F-1 usa tecnologias que acabam ganhando as ruas, por que, raios, até hoje não usamos pneus carecas nos carros de rua? Abraços do carequinha. (Pergunta de Henrique Chan, Nova Friburgo, RJ)
![](https://super.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/05/se-a-tecnologia-da-f-1-vai-para-as-ruas-por-que-os-carros-nc3a3o-rodam-com-pneus-carecas1.png?w=1024&h=682&crop=1)
Se a F-1 usa tecnologias que acabam ganhando as ruas, por que, raios, até hoje não usamos pneus carecas nos carros de rua? Abraços do carequinha.
Henrique Chan, Nova Friburgo, RJ
Polido Henrique, o pneu slick da F-1 é liso para ter mais contato com o solo.
Embora seja “careca”, ele é feito com borracha especial que adere mais ao asfalto. Além disso, o slick só roda bem em piso limpo e seco. Se tiver água ou poeira na pista, o atrito do carro com o solo vai para o espaço.
As ranhuras dos pneus dos carros de passeio são fundamentais para evitar derrapagens no seco ou no molhado.
Fonte: Alessandro Borges, da Faculdade de Engenharia da UnB.
•
Post anterior: Alguém já morreu de rir?