Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

A China e as algemas olímpicas

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 21 dez 2016, 10h24 - Publicado em 24 mar 2008, 19h12

Os confrontos entre os monges, freiras e manifestantes tibetanos e a polícia chinesa ainda continua. É o maior embate desde 1989, quando ao menos 16 pessoas morreram. Atualmente, os líderes do governo do Tibet – que estão exilados na Índia desde de 1959 – falam em 130 mortos. A China, contudo, registra como número oficial 19 mortos durante os conflitos na capital tibetana, Lhasa. Entre os feridos, são 382 civis e 241 policiais, sendo 81 em estado grave.

Há 49 anos, os tibetanos iniciaram um levante contra o domínio do governo chinês. Foi em 1959 que o governo da região foi exilado na Índia, e ficou no país até então. Há 14 dias, os monges tibetanos fizeram um protesto pacífico para homenagear a data. Os policiais chineses, porém, repreenderam a manifestação. A partir daí, os conflitos começaram.

Nesta segunda, centenas de monges e manifestantes fizeram um protesto para que Dalai-Lama saísse do exílio e voltasse à região. De acordo com o jornal britânico The Times, moradores da região viram duas pessoas sendo mortas por policiais.

Diversas instituições estão promovendo protestos contra o governo chinês por causa do desrespeito aos direitos humanos. Os Repórteres Sem Fronteiras já anunciaram um boicote às Olímpiadas – que começarão daqui a 5 meses – por causa da proibição da imprensa internacional de cobrir sem censura a região.

E os protestos realmente chegaram até a Grécia, onde a tocha olímpica é acendida. Durante a cerimônia, manifestantes penduraram bandeiras em um dos prédios da principal rua de Olímpia com a frase “Free Tibet” (Tibet livre). Além disso, eles atrapalharam o carregamento da tocha bloqueando o comboio de carros. Os membros dos Repórteres Sem Fronteiras foram detidos na abertura por causa de uma bandeira em que mostrava os anéis olímpicos representados por algemas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.