A devastação do planeta, em foto
O prêmio de fotografia “Pictet”, que destaca assuntos relativos à sustentabilidade, elegeu o “Planeta Terra” como tema da sua segunda edição.
Dentro do assunto estipulado, os fotógrafos poderiam retratar o que quisessem sobre o mundo em que vivemos, mas a situação anda tão insustentável que a maioria dos 300 inscritos – e, inclusive, os finalistas do concurso – escolheram retratar o desenvolvimento insustentável da nossa sociedade.
Entre as imagens capturadas pelos doze fotógrafos selecionados para participar da fase final do concurso, algumas chamam mais a atenção. A foto acima, por exemplo, tirada pelo chinês Yao Lu, até parece uma cadeia de montanhas coberta pela névoa, se olharmos rapidamente. Mas, na verdade, trata-se de uma imagem das pilhas de lixo que estão se formando na China, por conta do desenvolvimento imobiliário acelerado no país.
Já o canadense Christopher Anderson, autor da foto acima, escolheu denunciar as desigualdades sociais do mundo. Na imagem, um canavial venezuelano. A ideia é criticar a dinâmica do agronegócio no país, que fatura – agredindo o meio ambiente –, enquanto grande parte da população passa fome.
O prêmio ainda selecionou muitos outros trabalhos que retratam como o homem anda explorando de forma exagerada – e irreversível – os recursos naturais do planeta. Aqui, é possível ver os ensaios fotográficos completos de todos os finalistas.
E aí, para quem você daria o prêmio Pictet? E o prêmio “estamos acabando com o planeta”?
Fotos via Pictet
Leia também:
Uma imagem impacta mais do que mil palavras