Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Água da garrafa x água da torneira

Por Thays Prado
Atualizado em 21 dez 2016, 10h18 - Publicado em 23 mar 2010, 15h16

Depois de produzir e narrar o documentário A História das Coisas* e ter feito também o vídeo nem tão bom quanto o primeiro sobre a História do Cap and Trade, Annie Leonard volta a circular pelo You Tube com o vídeo A História da Água Engarrafada.

Desta vez, a militante contra o consumismo propõe um boicote à água engarrafada. Para ela, deveríamos beber água da torneira – com exceção dos lugares em que a água que chega a nossa pia está contaminada.

O argumento de Annie é que diversos testes mostram que, nem sempre, a água engarrafada é mais limpa ou tem melhor gosto do que a água de torneira. E ainda temos que pagar por ela – “água em garrafa custa 2 mil vezes mais do que água da torneira”. Ela defende que a água é um bem de todos e não deveria ser vendida. “O que eles vão vender depois, ar?”, se pergunta.

O problema de consumir água em garrafa estaria também no fato de se usar muito petróleo para produzir o plástico das embalagens – o equivalente ao abastecimento de um milhão de carros com gasolina – e a geração de lixo, já que 80% das garrafas não são recicladas e acabam indo parar em aterros e lixões de países subdesenvolvidos, demorando séculos para desaparecer, ou são incineradas e liberam gases tóxicos. Só nos Estados Unidos, consomem-se mais de meio bilhão de garrafas de água toda semana – quantidade suficiente para dar mais de 5 voltas no planeta Terra.

Continua após a publicidade

Annie diz que a estratégia dos vendedores de água engarrafada para atingir todo esse consumo foi realizar campanhas dizendo que a água de torneira fazia mal à saúde. E lembra que, em muitos locais, as águas estão realmente poluídas, inclusive em função dos resíduos jogados em rios e lagos pelas próprias indústrias de garrafas.

A solução dada pela ativista é cobrar dos órgãos públicos mais investimentos para a limpeza dos mananciais, de modo que todos tenham acesso à água potável. E sugere que o mesmo dinheiro gasto para tentar solucionar o problema do excesso de garrafas no lixo fosse usado para despoluir e preservar as águas.

Veja o vídeo:

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Se12y9hSOM0&rel=0&color1=0xb1b1b1&color2=0xcfcfcf&hl=en_US&feature=player_embedded&fs=1%5D

E você, vai aderir à campanha?

*The Story of Stuff

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.