Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Além da forma, a beleza interior do ser

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 21 dez 2016, 10h24 - Publicado em 22 jan 2008, 18h35


O trabalho de uma miss-universo vai muito além de acenar, sorrir e aparecer em fotos ao lado de figuras públicas. Para ser miss é preciso ser solidária. Mais do que isso, é preciso saber passar seu conhecimento para o próximo.
 
Indo além da beleza, o artista norueguês Morten Traavik criou, em Angola, o concurso “Miss Landmines” (Miss Minas Terrestres). Seu objetivo é provocar discussões sobre esse problema – muito comum na África -,  refletindo, ainda, sobre conceitos pré-estabelecidos de perfeição física. Além disso, ele propõe substituir o termo “vítima” por “sobrevivente”.
 
A escolha de Angola para sediar o concurso não foi à toa. O país é um dos mais minados do mundo – com vítimas fatais e parciais – sendo que ainda há milhões de minas que não foram detonadas.   e outros milhares que já fizeram vítimas, fatais ou não.
 
Para promover a campanha do concurso – que tem o slogan “Todos temos direito à beleza” -, Traavik visitou diversos centros de reabilitação à procura de candidatas a Miss.
 
As mulheres inscritas no concurso são escolhidas pelas autoridades locais para representar diferentes regiões de Angola. Muito além da beleza física, a vencedora tem que assumir algumas responsabilidades como divulgar informações e dar assistência a outras mulheres que passaram pela mesma situação.
 
As minas terrestres já mutilaram quase cem mil pessoas no país, além de matar cerca de 10 pessoas por dia! Para saber mais sobre o “Miss Minas Terrestres 2008”, basta entrar no site do concurso.  Nele, você também pode participar da votação, até o dia 3 de abril.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.