Após destruição da natureza, zoológico com animais de plástico foi o que restou para Índia
Tigre, gorila, cavalo, elefante, canguru e até golfinhos saltitantes… de plástico e concreto. Assim são os animais que vivem atrás das jaulas do zoológico da cidade de Singrauli, na Índia.
O motivo? Os índices de poluição na região estão tão altos que os bichos não suportam mais viver na cidade. As principais culpadas pela situação são as usinas de carvão instaladas em Singrauli, que geram cerca de 12% de toda a eletricidade consumida na Índia – e poluem horrores para isso.
Florestas de mais de cem anos também foram destruídas na região para facilitar a mineração do carvão. Como consequência, tribos que viviam em Singrauli tiveram que ser deslocadas e os animais selvagens que habitavam o local desapareceram.
Achou bizarro um zoológico com animais de mentira? Pois a esquisitice não para por aí: o zoo foi criado pela companhia National Thermal Power Corporation, que nada mais é do que uma das estatais que atuam em Singrauli produzindo energia a partir da queima de carvão. Será uma piada de mau gosto?
Confira, abaixo, algumas atrações do zoológico, clicadas pela fotógrafa indiana Tanvi Mishra. Após visitar o local, ela deu seu depoimento à BBC, dizendo que o zoo mais parece um lembrete sombrio do relacionamento destrutivo que o homem tem com a natureza, atualmente. Ficou curioso para visitar?
Fotos: Tanvi Mishra/Divulgação
Leia também:
Qual é o maior zoológico do mundo?
Zoológicos: preservar para exibir
Como se salva um animal da extinção?
Um zoológico diferente