Arca de Noé contemporânea contra desastres naturais
Segundo a Bíblia, muitos anos antes de Cristo, Noé recebeu mensagem de Deus alertando sobre o grande dilúvio: para sair dessa e salvar sua família e um casal de animal de cada espécie, ele teria que construir uma enorme arca. Foi o que ele fez. Em seguida, durante quarenta dias e quarenta noites, choveu! Crenças à parte, essa história inspirou Aleksandar Joksimovic e Jelena Nikolic, arquitetos da Sérvia, a projetar uma cidade flutuante: a Noah’s Ark*.
A ideia é instalá-la no meio de qualquer oceano, com muita segurança e para que seja autossustentável: resistente a desastres naturais e sem depender do resto do mundo. Para aumentar a estabilidade, várias “arcas” são interligadas por meio de cabos submarinos e todas teriam colunas presas com hastes flexíveis no fundo do oceano.
Segundo os arquitetos, as laterais da ilha são suficientemente grandes – têm aproximadamente 64 metros – para proteger os moradores de fortes tempestades e até mesmo tsunamis. Mas, em caso de emergência, há um “Plano B”: os possíveis moradores poderão fugir para bolhas de ar gigantes que se localizam em túneis cobertos, não vulneráveis ao clima externo e à prova de enchentes.
A energia que mantém o vilarejo flutuante vem do sol, do vento e das marés, enquanto que a água é coletada por meio de sistema de captação que se estende pela ilha inteira. Toda a estrutura do projeto voltada para o mar será revestida por coral artificial, que ao atrair vida marítima estimula o aparecimento de novos ecossistemas.
Noah’s Ark é harmonicamente dividida para reunir moradias, escritórios, áreas de plantio e de lazer e espaço para convivência e criação de animais. É um verdadeiro mundo paralelo!
A ideia recebeu menção honrosa na competição de Skyscraper eVolo, de 2012 – assim como o projeto Rainforest Guardian, que também divulgamos aqui, no Blog da Redação.
Leia também:
Designer constrói cápsula flutuante para se proteger de tsunami
Na África, protótipo de escola não deixa educação parar
Após tsunami, ‘Amazônia dos Mares’ pode desaparecer
Série fotográfica mostra objetos que famílias de refugiados levam no momento da fuga
6 construções futuristas para refugiados climáticos