Brasileiros criam “carro-peixe” para melhorar o trânsito
O escritório de design brasileiro Dois pra Um projetou um carro elétrico que, segundo seus criadores, acabará com o problema do trânsito no país. Inspirado no modo de locomoção dos peixes, o design do veículo permite que os carros andem mais rápido e mais próximos uns aos outros, como se fossem um cardume, mas sem abrir mão da segurança, de acordo com os designers.
No entanto, para que a ideia dê certo, todos precisarão trocar seus carros pelo novo elétrico e mais: antes, as rodovias do país terão que sofrer uma grande reforma. Isso porque, para acabar mesmo com o problema do trânsito, os designers acrescentaram um “detalhe” ao veículo: ele poderá andar tanto em rodovias como em trilhos de trem e metrô. A ideia é que, ao oferecer a opção de duas rotas distintas aos condutores, o carro ajude a “desafogar” o trânsito.
Mas para isso, claro, os “caminhos de trilho” – que, segundo o projeto, ainda possibilitaram a recarga dos veículos em movimento – precisarão ser construídos por todo o país.
A intenção é de que o carro – batizado, não por acaso, de OU, para fazer alusão a opção de rota dos motoristas – seja desenvolvido até 2021. Em janeiro deste ano, o projeto já recebeu o prêmio internacional Michelin Challenge Design, promovido no salão do automóvel de Detroit. E você, aprovou a ideia?
Leia também:
Carros elétricos: eles vão acelerar ou frear as mudanças climáticas?
Ligação a cobrar
Como funcionam os carros elétricos?
Elétrico nos trilhos
Cinco mitos sobre carros elétricos
Siga o Planeta Sustentável: