Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Calor humano – vale mais do que mil watts

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 21 dez 2016, 10h25 - Publicado em 16 jan 2008, 18h50

Imagine uma estação central de trens de uma cidade relativamente grande. Um espaço fechado, por onde mais de 250 mil pessoas passam diariamente. Cada uma dessas pessoas anda dentro da estação, gastando calorias, que são, basicamente, energia em forma de calor.

Essa energia geralmente se dissipa no ar, não? Mas um prédio localizado na cidade de Estocolmo, na Suécia, decidiu que era hora de utilizar toda essa energia de forma útil – neste caso, para aquecer esse novo edifício.

Para isso serão necessários tubos, água e bombas, nada muito tecnológico ou high-tech. A idéia é usar um sistema de calefação que mande o calor da estação para esquentar  a água utilizada no prédio. O calor também aquecerá parte do prédio, que terá um pequeno hotel e algumas lojas, e deve ficar pronto no começo de 2010.

Para um edifício que deve custar alguns milhões de dólares para ficar pronto, esse sistema de aquecimento humano é bem baratinho, deve custar algo em torno dos 30 mil dólares.

Agora, se uma estação central da Suécia consegue reduzir os custos na calefação de um grande edifício em até 20%, imagina só o que um sistema como esse, montado na Estação da Sé, em São Paulo, – ou outras de igual grandeza, situadas em cidades brasileiras – poderia  produzir de energia… Ótima alternativa para tempos como este em que se discute o apagão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.