Cavernas x desenvolvimento: qual a sua opinião?
Um decreto publicado no Diário Oficial autoriza a destruição de cavernas em território brasileiro. Se antes, como definia um artigo da constituição, toda e qualquer caverna tinha que ser preservada, agora elas serão classificadas em quatro graus de relevância, sendo a máxima a única a ser conservada.
A medida foi tomada por causa de pressão de empresas, principalmente mineradoras e hidrelétricas – como mostra o jornal Folha de S. Paulo -, que consideravam o decreto anterior um entrave à expansão de empreendimentos. Com a nova regularização, as companhias podem destruir cavernas de grau alto, se conservarem outras duas. Para as de médio, as organizações deverão financiar ações focadas na conservação e uso adequado desses patrimônios. Já as de baixa relevância poderão ser destruídas sem nenhuma concessão.
Alguns ambientalistas, claro, são contra a medida, alegando que abre uma margem para a devastação de cerca de 70% das formações brasileiras. Os que são contra até fizeram um abaixo-assinado que afirma a inconstitucionalidade do decreto.
Como o assunto é polêmico, colocamos no ar um fórum para que você dê sua opinião:
Você é a favor ou contra a medida decretada pelo governo?