Delícia de Reciclagem: moradores de Jundiaí trocam recicláveis por alimentos
Que tal trocar materiais recicláveis por verduras e legumes frescos? Essa é a proposta do projeto Delícia de Reciclagem – implantado pela prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos – aos moradores da cidade do interior de São Paulo.
Funciona assim: a Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam) do município cultiva uma horta que possui mais de 30 mil pés de hortaliças – entre alface, chicória e almeirão, além de cenoura e beterraba. Os alimentos são colhidos periodicamente e, frescos, podem ser consumidos gratuitamente pela população, desde que, em troca, os moradores entreguem à prefeitura seu lixo reciclável – como garrafas PET, papelão e latas de alumínio.
As verduras e legumes são levados ao povo de Jundiaí em uma combe da própria prefeitura, que passa propositalmente por regiões da cidade que não têm acesso ao serviço de coleta seletiva. Cerca de 500 famílias, de nove diferentes bairros – entre eles Jardim Sorocabana, Parque Nova República, Santa Gertrudes e Baixada Paranaense –, são beneficiadas pela iniciativa.
E não para por aí: os canteiros da horta da Unidam são nutridos com adubo natural – feito com terra e esterco, além de galhos, folhas secas e troncos de árvores, que sobram das podas realizadas na cidade. Até o espantalho montado para afastar os pássaros da horta é “sustentável”: ele foi montado pelos funcionários da prefeitura a partir de entulhos encontrados na rua.
Você aprovaria uma iniciativa como a Delícia de Reciclagem na sua cidade?
Foto: Creative Commons
Leia também:
Floresta comestível no meio da cidade oferece alimentos gratuitos para população
Hortas em parques públicos para sem-tetos
Taiwan: recolher cocô dos cães na rua vale ouro
Siga o Planeta Sustentável: