Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Dia Mundial do Meio Ambiente

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 19 ago 2024, 11h05 - Publicado em 5 jun 2008, 15h52

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente! Para celebrar a data – e a semana -, fizemos um especial que reúne os principais artigos, entrevistas, reportagens, posts e infográficos que foram publicados no Planeta Sustentável. Além disso, fizemos uma retrospectiva sobre a gestão da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e sua luta para conseguir pôr em prática seus projetos, e apuramos a repercussão internacional de sua saída do cargo.

O Dia foi criado pela ONU, em 1972, durante a Conferência de Estocolmo para o Ambiente Humano como forma de conscientizar o mundo sobre as mazelas contra a natureza. Todos os anos, são eleitos um país sede e um tema para nortear as campanhas e ser palco das atividades. Neste ano, Nova Zelândia foi o escolhido – por ser considerado um dos primeiros países preocupados com um futuro neutro em carbono – para organizar atividades que contextualizem o slogan “Kick the Habit! Towards a Low Carbon Economy” (“Chute o hábito! Por uma economia com baixo carbono”, em tradução livre”).

Por mais que as principais atrações aconteçam na Nova Zelândia, veja as principais atividades que acontecerão por aqui.

E parece que a criação da data surgiu efeito. A mídia, hoje, se mobilizou para noticiar informações e fazer especiais sobre a data e a situação do meio ambiente no mundo.

O jornal gratuito Metro, por exemplo, fez uma edição literalmente verde, em que as páginas ganharam um fundo claro da cor. Entre os temas principais das reportagens, está a construção por parte do governo federal de mais usinas nucleares no nordeste e sul do país.

Continua após a publicidade

O tradicional O Estado de S. Paulo dedicou um especial inteiro apenas para o tema. Logo ao entrar no portal, o leitor encontra uma calculadora automática que estima quantas toneladas de CO2 foram emitidas desde quando ele entrou na página e quantas árvores são necessárias para neutralizar essas emissões.

Embora em seu site não tenha nada proclamando o Dia, a capa da edição de junho da revista de tecnologia Wired anuncia: “Atenção ambientalistas: continuem com o seus SUVs. Esqueçam os orgânicos. Apóiem a energia nuclear. Danem-se as corujas. Se você acredita no aquecimento global, apenas uma coisa importa: neutralizar o carbono. Isso significa encontrar algumas verdades inconvenientes”.

Valem a leitura.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.