Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Diga não ao junk mail

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 19 ago 2024, 11h19 - Publicado em 11 fev 2008, 14h45

De acordo com o site Native Forest, este ano, cada norte-americano vai receber 560 folhetos, propagandas, folders e outros pedaços de papel indesejados, o que significa 10,8 junk mails para apenas uma correspondência e meia pessoal. Desse número, 44% deles são jogados fora sem sequer serem abertos ou lidos.

Além da incômoda exposição a um turbilhão de informações desnecessárias, 100 milhões de árvores são destruídas por ano para alimentar essa indústria, isso sem falar na produção de 4,5 milhões de toneladas de lixo, ou 40% da massa sólida depositada nos aterros sanitários, número que pode chegar a 48% em 2010 se nada for feito até lá.

Continua após a publicidade

Para incentivar os americanos a mudar essa situação, no site No Impact Man, o escritor e super ecológico Colin Beaven, dá boas dicas de como evitar que esse lixo-potencial chegue às casas americanas. No caso dos Estados Unidos, retirar o nome da lista da Direct Marketing Association representa um alívio de cerca de 75% das propagandas recebidas por correio!

Continua após a publicidade

E no Brasil? O que dá pra fazer? Muito!

Continua após a publicidade

Na verdade, dá pra adotar pequenas ações que podem ajudar a mudar algo, nesse sentido, por aqui também. O blog Mude o Mundo dá dicas ótimas, que listamos aqui:

-Solicite – às operadoras de cartão de crédito e lojas – que boletos de cobrança sejam enviados por e-mail; isso também evita que panfletinhos venham anexos ao envelope;

Continua após a publicidade

-Peça ao banco que não mande mais extratos por correspondência;

-Faça o mesmo com as empresas de quem você recebe folhetos com freqüência; retire seu nome do mailing delas;

-Não aceite folhetos distribuídos nas ruas.

Se, ainda assim, você receber muita correspondência dispensável, use-a como rascunho, caso haja algum espaço utilizável. E – claro! – recicle sempre. Faça o mesmo com todos os encartes das revistas que você assina ou compra na banca.

Continua após a publicidade

Aos poucos, essa atitude transformará a maneira como empresas e pessoas lidam com esse desperdício. Imagine o custo que essa papelada toda – a qual todos estamos acostumados a produzir e a receber – representa para as empresas! É o momento de repensar novas formas – responsáveis e conscientes – para se comunicar com o cliente, não?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.