PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

E não é que elas valem mais do que mil palavras?

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 19 ago 2024, 11h09 - Publicado em 25 abr 2008, 21h47

Hoje, vamos roubar um pouco do papel do nosso colega Hiro Kozaka, do Videorama, e mostrar alguns exemplos de sites que produzem e/ou publicam vídeos relacionados à sustentabilidade. As imagens podem ser muito mais explicativas do que textos, como já demonstrou a equipe do CommonCraft e o seu “bom inglês”.

1) GOOD Magazine
Nós já falamos dessa bela revista no Blog da Redação. Além do conteúdo em texto, eles têm uma seção muito boa de vídeos, que focam em temas como alimentação – e a escolha da vaca-propaganda da revista -, educação e energia vampira, que você pode conferir abaixo:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=zgZfry82LC4&hl=en&color1=0x234900&color2=0x4e9e00%5D

2) The HUB
Esse é outro que nós já comentamos aqui. Um portal de vídeos, imagens e áudios exclusivamente sobre os direitos humanos. O slogan “see it, film it, change it” (veja, filme, mude) mostra o caráter mobilizador que o site espera ter. A idéia é que as pessoas filmem ou fotografem algo relacionado ao tema – como aconteceu com os desaparecidos da Chechênia -, divulguem e dividam essa informação pela rede social e consigam mobilizar outras por aquela causa. Afinal, a rede é do bem. O destaque de hoje fica com a campanha do Greenpeace, feita especialmente para o Dia da Terra (Earth Day nos EUA), que denuncia o desmatamento na Índia para a produção de óleo de dendê, muito usado pela Unilever para a fabricação dos produtos Dove.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=odI7pQFyjso&hl=en&color1=0x234900&color2=0x4e9e00%5D

Continua após a publicidade

3) ViroPOP
Como diz a descrição do site, “O que é ViroPop? Bem, você pode pensá-lo como uma salada. É verde, claro, mas também boa, fresca, crocante e saborosa”, ou seja, conteúdo sobre sustentabilidade de forma agradável e divertida. ViroPop é uma comunidade para vídeos relacionados ao tema. A atração principal deles é o programa ZapRoot, que tem como meta disponibilizar notícias rápidas (zap!) e ir direto à raiz da questão (root!). Este programa que você pode conferir abaixo, com menos de 3 min, fala sobre os produtos químicos nos perfumes, a Paris Hilton ser mais verde que você (ah, falô!), beber sua própria urina e um site que fez um mashup com o Google Maps para se mapear as árvores frutíferas de uma cidade.

https://www.viropop.com/embed/player

4) GreenEnergyTV
Praticamente, um canal de telvisão online voltado aos vídeos sobre energia renovável. Além do conteúdo próprio, eles também possibilitam com que os usuários mandem suas criações. A idéia do site é, daqui a um tempo, criar áreas para propaganda e, com a receita, construir projetos de energia eólica ou solar em países em desenvolvimento. Um dos vídeos, por exemplo, trata sobre o biodiesel feito com algas marinhas.

Continua após a publicidade

https://services.brightcove.com/services/viewer/federated_f8/1218134447

5) Inhabitat
É um blog com um conteúdo bem interessante e diversos parceiros. Eles ajudaram a organizar o The Greener Gadgets Conference, que mostrou um celular que pode ser implantado no braço e usa como bateria a glicose do sangue. Aliás, o principal conteúdo dos vídeos deles são as palestras dadas na conferência.

https://blip.tv/scripts/flash/showplayer.swf?enablejs=true&feedurl=http%3A%2F%2FScribeMedia%2Eblip%2Etv%2Frss&file=http%3A%2F%2Fblip%2Etv%2Frss%2Fflash%2F686178&showplayerpath=http%3A%2F%2Fblip%2Etv%2Fscripts%2Fflash%2Fshowplayer%2Eswf

Continua após a publicidade

6) YouTube (claro!)
Não poderíamos deixar de citar o maior portal colaborativo de vídeos. O conteúdo é gigantesco – e tem muito lixo também. Mas pode-se achar ótimas obras que têm como tema a sustentabilidade, como esse trabalho de design que expressa apenas com a tipografia os problemas da poluição.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=zVPfTlpCKaw&hl=en&color1=0x234900&color2=0x4e9e00%5D

7) del.icio.us
Esse serviço de social bookmarking não publica vídeo nem produz, mas é uma ótima fonte para encontrar os trabalhos mais interessantes. O del.icio.us torna pública a lista de favoritos de cada um. Dessa maneira, pode-se ter acesso aos links mais interessantes dos usuários. Há ainda a possibilidade de se tagear os sites para facilitar as buscas. Procure pelas tags “video”, “green”, “sustentabilidade” ou até “planetasustentável”. Você pode colocar, por exemplo, este post lá rapidamente, só clicar no botão aqui embaix
o escrito “envie ao del.icio.us”! :)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.