Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Eco-tendências

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 21 dez 2016, 10h25 - Publicado em 15 jan 2008, 23h38

Confabulações à parte, o site TrendWatching elegeu 8 tendências de consumo que ditarão o ano de 2008. Ano novo, novas direções. Como não era de se surpreender, diversos pontos consideram ações sustentáveis como a nova vertente que guiará a vida – e o dinheiro – das pessoas.

As previsões englobam diversos temas: status spheres, premiumzation, snack culture, online oxygen, eco-iconic, brand butlers, make it yourself e crowd-mining.

Vamos aos pontos que interessam:

Continua após a publicidade

1-) Status spheres (campos de status): neste ano, entre outras subdivisões, há um item para explicar a busca pelo status verde. Para exemplificar, o site cita a grande demanda pelo carro híbrido Prius, que traz certa visibilidade sustentável a quem o está dirigindo. Os norte-americanos, em vez de comprarem aqueles grandes jipes ou utilitários (conhecidos como SUVs), preferem adquirir o automóvel movido a hidrogênio. Outra subdivisão interessante é a filantropia. “Ache um só milionário que não está intimamente ligado à filantropia”. De acordo com a previsão, os ricos estão muito mais preocupados em doar seu tempo e dinheiro do que há alguns anos. E indo nessa linha também, outro aspecto abordado é “a participação é o novo consumo”. As pessoas querem ter um público focado em suas habilidades, participando de meios e grupos sobre determinado tema.

2-) Premiumzation: são os produtos chiques que as empresas desenvolvem para um público muito específico. Segundo o site, todos os produtos terão sua versão premium. Algumas, claro, muito duvidosas, como é o caso da Bling H2O, uma garrafa de água que tem cristais Swarovski. Nada sustentável, mas mostra o caminho que as empresas devem seguir: customizar ao máximo para atingir públicos bem específicos.

Continua após a publicidade

3-) Snack culture: designa os produtos feitos para consumo rápido e satisfação instantânea. Pode-se considerar os fast-foods nesse item, mas não é só de alimentação que o termo trata. São utensílios menores, feitos sob medida para uma pessoa. Um grande exemplo é o automóvel Smart, desenhado para caber apenas dois passageiros e para poluir menos do que um carro convencional. Considerando que a maior parte da frota de carros paulistana trafega com apenas uma pessoa, o Smart é uma alternativa ecoeficiente e faz parte da snack culture.

4-) Online oxygen: não pense que é a venda de oxigênio pela internet. Em 2008, mais pessoas e mais serviços online serão disponibilizados pelo mundo inteiro. A necessidade da criação desse tipo de produto é tão urgente como se uma pessoa tivesse sem ar – ou oxigênio. O TrendWatching acredita que neste ano, milhares de novos produtos serão criados nesse meio, o que possibilitará com que mais pessoas entrem em sites sobre sustentabilidade, como o nosso Planeta Sustentável.

Continua após a publicidade

5-) Eco-iconic: para o site, os produtos sustentáveis passaram por transformações durante os anos. Se antes eles eram apenas chamados de ecos, passaram a ser considerados eco-feios, por causa do design esquisito, preços salgados e sustentabilidade duvidosa. Depois de muita pesquisa e propagação da idéia, ser eco virou moda, surgindo a classificação eco-chic. Depois de toda a hype, o TrendWatching aposta no eco-iconônico, ou seja, produtos com design bonito e característico, alternativas voltadas ao meio ambiente e eficácia incontestável. Um desses itens, novamente, é o carro Prius!

6-) Brand butlers: a idéia é a seguinte: em vez das marcas de produtos bombardearem seus clientes com propagandas, elas oferecem um serviço ao consumidor. Por exemplo, uma marca de fraldas construir um fraldário em um aeroporto – com os devidos créditos – para que os passageiros tenham mais comodidade.

Continua após a publicidade

7-) Make it Yourself: é o velho e bom “faça você mesmo”. A aposta é que, graças à revolução digital, as pessoas invistam mais em produções próprias de filmes, músicas, imagens e blogs. Em vez de dependerem apenas das grandes corporações e empresas, elas podem fazer qualquer coisa de casa. Como diz o nosso querido TreeHugger, “fazer é o novo comprar de 2008”.

😎 Crowd-mining: a tendência é que as pessoas se juntem para “lapidar e polir o diamante”. Como diz o velho ditado: duas cabeças pensam melhor do que uma. Agora, imagine várias pessoas pensando sobre um mesmo assunto ou projeto. A aposta é que as pessoas se organizem para elaborar e construir produtos para se viver melhor e ajudar a outras. Difícil imaginar? É o que a comunidade open source faz atualmente. O site Wikipedia, por exemplo, é construído seguindo esse preceito.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.