Ecomusa inspiradora
Vc já pensou que, se deixássemos de usar um copinho plástico por dia, ao final do ano, economizaríamos 365 copinhos? E se tomássemos banhos 3 minutos mais curtos? Em um ano, seriam cerca de 18 horas a menos na conta de água. Ao pensar na adoção de pequenas/grandes atitudes como essas e, também, levando em conta o desejo de ter um estilo de vida mais saudável, a jornalista do periódico canadense National Post, Vanessa Farquharson’s, resolveu mudar sua rotina, naturalmente. Há exatos 217 dias.
Desde 1º de março deste ano, ela alterou alguns hábitos e adotou outros. São mudanças que vão do simples apagar de todas as luzes (veja bem, todas!!) ao sair de casa, até outras, mais radicais, como não usar mais papel higiênico depois de fazer xixi. Nem mesmo os recicláveis valem!!
Pra contar suas conquistas diárias, a jornalista mantém o blog Green as a Thistle. A nova (e verde) Vanessa pede que todas as contas e cobranças sejam feitas eletronicamente: nada de lotar a caixa de correio com papelada! Também faz parte da comunidade FreeCycle e não freqüenta mais academia (pratica esportes a céu aberto).
Fez uma composteira, procura paqueras e encontros mais verdes no site GreenSingles e sempre que se hospeda em um hotel – ecologicamente correto, claro! – coloca a placa “Não Perturbe” na porta. Assim, a camareira não entra para aspirar o quarto ou trocar a roupa de cama, evitando gastos de energia e de água desnecessários.
Sorvete? Agora, só o de casquinha, sem colheres e potinhos de plástico! Ela também não usa mais o microondas ou a máquina de lavar louça.
Até agora, Vanessa está levando sua nova vida numa boa e acredita que não é preciso alterar, de forma brusca, nossa rotina para sermos mais responsáveis ambientalmente.
Então… sabe aquelas promessas muito comuns no ano novo?? São tão difíceis de cumprir, não? Que tal adotar, pelo menos, um hábito mais verde a partir de 1 de janeiro de 2008? Veja a lista do que Vanessa fez até agora e inspire-se!