Escultura marinha gigante alerta para o colapso dos oceanos e corais
Ocean Atlas é o nome da deslumbrante escultura produzida pelo artista Jason deCaires Taylor, uma referência a Atlas, titã da mitologia grega, condenado por Zeus a carregar os céus sobre os ombros pela eternidade.
A escultura tem 5 metros de altura e vai do fundo do mar até a superfície. Ela foi instalada na costa oeste de New Providence, em Nassau, nas Bahamas. Taylor esculpiu a face de uma jovem local, assim como fez em seus demais trabalhos em outros países.
Em vez dos céus, a garota está segurando o “teto” dos oceanos para simbolizar o fardo que estamos deixando para as próximas gerações com nosso descaso com os mares e as milhares de vidas que neles habitam. A sobrepesca, poluição e aquecimento global têm provocado o colapso dos oceanos. E o homem é o principal responsável por todas estas questões.
A escultura, encomendada pelo Bahamas Reef Enviroment Educational Foundation, foi montada em partes, embaixo da água. O material utilizado tem pH neutro, que funciona como um recife artificial, permitindo assim a colonização de novos corais e retirando o estresse provocado pelo turismo em outros habitats naturais.
No topo da escultura há uma luz solar e uma bandeira sinalizadora, que servirão como guia para navegadores.
Durante a maré baixa, o reflexo de Ocean Atlas poderá ser visto na superfície do mar. Esta é a maior obra feita pelo artista até hoje. Confira outras lindas imagens do trabalho de Jason deCaires Taylor nesta galeria de fotos do Planeta Sustentável.
Leia também:
Berçário de corais leva vida nova ao mar da Jamaica
É sombrio o cenário futuro da Grande Barreira de Corais
Fotos: divulgação